Equipamentos   |   Revisão da Bicicleta

Bicicletas e o trânsito na cidade

Antes de sair com a sua bicicleta, planeje uma rota por vias calmas e de pouco trânsito. Procure circular em ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos. Quando não for possível, trafegue sempre pelo canto direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Evite pedalar em avenidas, ruas e estradas com grande fluxo de veículos e pedestres, especialmente em vias onde circulam caminhões e ônibus, que vão disputar a faixa da direita com você. Para ciclistas, nem sempre o caminho mais curto é o mais prático.

Lembre-se: O ciclista também deve respeitar a sinalização. Quando estiver pedalando, não circule pelas calçadas. Respeite os pedestres.

A bicicleta é um veículo com pouca estabilidade. Pedale em baixa velocidade e fique atento às condições da via para evitar derrapagens, movimentos bruscos e quedas. Sempre sinalize suas manobras com o braço esquerdo, indicando conversões à direita, esquerda ou parada. Vale a pena conferir se o motorista viu e entendeu o seu sinal. Na dúvida, não execute a manobra.

Em ruas com trânsito intenso de veículos, é mais seguro desmontar da bicicleta e atravessar na faixa como um pedestre.

Conversões à esquerda merecem cuidado especial. Pare do lado direito da pista, junto à calçada e aguarde uma brecha para cruzar com tranqüilidade.

Nos cruzamentos, atenção com os carros que viram à direita. Evite permanecer em ângulos cegos, onde os veículos não possam ver sua bicicleta. Os carros podem cruzar a sua frente por não verem você pelo retrovisor.

Esteja sempre pronto para frear: não ande sem as mãos no guidão, não faça piruetas, nem fique ziguezagueando entre os veículos.

DICAS PARA PEDALAR COM SEGURANÇA

Cuidado com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha ré e pessoas distraídas cruzando a rua. Também preste atenção aos veículos estacionados, pois o passageiro pode abrir a porta de repente. Quando preciso, use a campainha, que é um equipamento obrigatório.