Trate bem a sua bike

Pneus

Pneus carecas furam com mais facilidade e deixam sua "bike" instável. Os ressecados podem se romper. Substitua-os sempre que necessário e calibre-os de acordo com as recomendações do fabricante.

Rodas

Verifique sempre a centragem dos aros e o estado dos raios. Cubos devem ser lubrificados periodicamente.

Transmissão

Coroas, catracas, correntes e pedais devem estar sempre lubrificados, mas não exagere para evitar o acúmulo de sujeira e detritos. Use lubrificantes específicos para este fim.

Câmbios

Mantenha os câmbios dianteiro e traseiro regulados para maior precisão na troca de marchas e evitar o desgaste prematuro de peças.

Freios

Tenha sempre os freios bem ajustados e cheque regularmente o estado das sapatas e cabos.

Quadro

Ruídos estranhos podem significar falta de lubrificação ou sujeira. Na pior das hipóteses, podem também haver trincas na estrutura da "bike" ou problemas junto ao movimento central. Leve-a o mais rápido possível ao mecânico de sua confiança para uma checagem mais detalhada.

Direção

Mantenha apertados os parafusos junto à mesa, ao guidão e manetes, bem como verifique se há folga na caixa de direção. A perda do controle da "bike" é extremamente perigosa.

Reparos

Finalmente, se você pedala sozinho ou em grupos organizados, leve sempre consigo um kit básico de sobrevivência para não "ficar na mão". Tenha sempre:
  1. Uma câmara de ar reserva ou "kit remendo"
  2. Espátulas para retirar o pneu
  3. Bomba de ar (com ou sem indicador de pressão)
  4. Chaves com medidas e tipos adequados aos componentes da sua "bike"
  5. Chave de corrente e elos sobressalentes podem ser muito úteis (principalmente se você é um ciclista que prefere pedalar sozinho).